Gerador ARS 700

O Gerador de Radiofrequência ARS 700 da Bonss Medical é um sistema electrocirúrgico de radiofrequência (RF) bipolar projetado para ser usado em procedimentos cirúrgicos de especialidades ENT (Otorrinolaringologia). O equipamento é utilizado em conjunto com ponteiras estéreis descartáveis e possui a função de ablação e coagulação do tecido. O Sistema foi projetado para transmitir energia de RF para os eletrodos localizados na extremidade distal das ponteiras. A corrente flui entre os eletrodos ativos e o eletrodo de retorno oferecendo um campo de energia localizada. Ambos os elementos ou pólos estão localizados na ponteira em configuração bipolar. O resultado desta disposição é a transmissão controlada de energia com danos colaterais teciduais mínimos.
O Equipamento funciona ao passar a energia de RF por uma solução condutora (como soro fisiológico) bem próxima ou em contato com o tecido a ser tratado. A solução condutora forma uma fina camada entre os eletrodos ativos e de retorno. No modo ablação, quando se aplica energia suficiente, a solução condutora é convertida em uma camada de vapor que contém partículas energizadas (plasma). Quando as partículas carregadas com energia elevada entram em contato com o tecido, elas provocam a desintegração através da dissociação molecular. Este modo de funcionamento resulta em temperaturas relativamente baixas nos locais de tratamento em comparação com os outros métodos eletrocirúrgicos convencionais e de radiofrequência monopolar, produzindo assim danos térmicos colaterais limitados ao tecido circundante não tratado.
O Gerador também pode funcionar quando se aplica uma baixa tensão entre os eletrodos ativos de retorno. Neste caso o campo elétrico fica abaixo do limite necessário para criar uma camada de plasma e o tecido aquece. Este modo é útil quando se precisa de um efeito térmico maior, (ex: coagulação dos vasos sanguíneos). A configuração adequada da tensão depende da ponteira utilizada, tipo de tecido e o resultado desejado. A operação do equipamento no modo ablação e coagulação, resulta em diferentes efeitos no tecido:
Modo Ablação: como as configurações de Unidade de controle aumentam de 1 a 9 no modo de ablação, o desempenho das ponteiras descartáveis permite a transição de um efeito térmico para um efeito ablativo através da criação e intensidade proporcional do campo de plasma.
Modo Coagulação: as ponteiras podem operar em modo de coagulação para hemostasia (conter o sangramento). Em configurações mais baixas, com o mínimo de formação de plasma, a corrente passa através do tecido. Os vasos sanguíneos no interior do tecido são coagulados parando o sangramento durante o procedimento cirúrgico.
Procedimentos realizados com o ARS 700:
-
Cirurgia de Redução dos Cornetos
-
Cirurgia de Redução do Volume do Palato Mole
-
Cirurgia de Amígdalas e Úvula
-
Cirurgia de Língua e Ablação de outras partes
-
Cirurgia de Amígdalas e Adenóides
-
Cirurgia de Palato Mole
-
Cirurgia de Língua
-
Cirurgia de Amígdalas (Pediátrica)
-
Cirurgia do Seio Nasal
-
Cirurgia de Uvulopalatofaringoplastia
-
Cirurgia de Hiperplasia Nasal
-
Cirurgia de Adenóide
-
Cirurgia de Ablação de Lesões na Laringe
-
Papiloma de Laringe
-
Cisto Epiglote
-
Câncer de Laringe e outras.
Certificação INMETRO: 16283-17.01 (ICBR)
ANVISA: 81305530001